O que é LTV?
LTV é a sigla para a expressão Lifetime Value, em português quer dizer Valor do Tempo de Vida ou Valor Vitalício. Essa é uma métrica que indica o quanto um cliente contribuiu financeiramente para a sua empresa durante o período em que se relacionou com ela. Veja este exemplo: uma pessoa assinou um serviço de streaming por R$ 19,90 durante um ano. O valor vitalício desse cliente foi de R$ 238,80. O que precisa ficar claro é que, quando falamos sobre o que é LTV em uma organização, estamos considerando todos os clientes, e não cada consumidor separadamente. Por isso, o ticket médio (que vamos explicar mais tarde) é usado na conta.A importância do LTV para sua empresa
Calcular o Lifetime Value é importante porque ajuda a compreender o possível comportamento das finanças do negócio no futuro. Com isso, os gestores podem tomar decisões com mais segurança. Portanto, as principais vantagens de acompanhar esse indicador são:- Previsibilidade: o cálculo do LTV considera quanto e por quanto tempo os clientes compram os seus produtos, o que permite prever a receita da empresa para os próximos meses;
- Investimentos mais assertivos: ao ser analisado ao lado de outras métricas, como o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), o valor do tempo de vida permite compreender a eficiência das ações de marketing e vendas. Assim, é possível investir nos produtos e canais mais eficazes.
- Planejamento financeiro: o LTV, aliado a outros dados históricos do negócio, pode ser usado para prever a receita dos próximos meses ou anos, o que ajuda a projetar o orçamento da companhia.
Como calcular o LTV?
De modo geral, a fórmula do LTV é a seguinte:Por exemplo, se os seus clientes gastam, em média, R$ 500 por compra, fazem em torno de 3 aquisições por ano e são fiéis à marca por 2 anos, o cálculo seria:LTV= ticket médio x número de compras no ano x duração do relacionamento.
Portanto, o valor vitalício dos seus consumidores é de R$ 3.000,00.LTV= 500x3x2.
LTV e outras métricas
Assim como qualquer indicador financeiro, o LTV não deve ser analisado de forma isolada. Para compreender de forma precisa a saúde financeira de um negócio, um conjunto de métricas precisa ser levado em consideração.LTV e CAC
A sigla CAC significa Custo de Aquisição de Clientes. Bastante usado nos setores de marketing digital e de vendas, esse índice diz respeito ao quanto a empresa precisa investir para conquistar um novo cliente e fechar compras. A fórmula dessa métrica é:LTV e CAC são indicadores que devem ser analisados lado a lado. De maneira geral, o lifetime value deve ser maior que o CAC. Se esse cenário se inverte, é sinal de que a receita trazida pelos clientes não compensa os investimentos em aquisição.CAC= Investimentos em marketing e vendas ÷ número de clientes adquiridos.
LTV e churn rate
O termo churn rate pode ser traduzido, de maneira literal, como “taxa de rotatividade”. No mundo corporativo, ele é entendido como uma taxa de cancelamento de clientes. Ou seja, é um indicativo de quantos consumidores deixam de ser clientes da empresa em um mês. A taxa é encontrada usando a seguinte fórmula:Vamos considerar que sua empresa contava com uma base de 500 clientes ativos, mas, ao longo do mês, 25 cancelaram o serviço. Sendo assim, o cálculo ficaria:Churn rate= (clientes canceladas ÷ clientes ativos) x 100.
A taxa seria de 5%. Essa métrica é importante de ser monitorada porque, se o negócio perde clientes mais rápido do que realiza novas vendas, o ticket médio diminui. Como consequência, o Lifetime Value também cai.Churn rate= (25 ÷ 500) x 100= 0,05 x 100 = 5.
LTV e ticket médio
Esse indicador, como vimos anteriormente, é um fator usado para calcular o LTV. A importância do ticket médio vem do fato de que ele mostra, em média, qual é a receita que cada venda traz para o negócio. Esse valor é obtido por meio da fórmula:Se uma organização, por exemplo, faturou R$ 120 mil e fechou 200 vendas em um mês, seu ticket médio é de R$ 600,00. É importante ressaltar que não é possível indicar um valor ideal para esse resultado. Como cada empresa está inserida em um certo setor e comercializa produtos diferentes, o ticket médio ideal varia de negócio para negócio.Ticket médio= faturamento do período ÷ vendas no período.
Como melhorar o LTV
Agora que você já sabe o que é LTV e como ele se relaciona com outros índices financeiros, deve estar se perguntando o que é preciso para melhorar o lifetime value da sua organização. Então, confira as dicas a seguir:Dar valor ao pós-vendas
Hoje, saber como fazer um pós-venda ideal é extremamente importante porque a relação entre cliente e empresa não termina assim que uma venda é feita. O relacionamento precisa ser mais duradouro para que uma marca seja sempre priorizada pelo consumidor. Por isso, é interessante investir em atendimento ao cliente e em produção de conteúdo voltado ao pós-vendas. Uma marca de eletrodomésticos, por exemplo, pode manter o relacionamento com o cliente:- Enviando e-mails com receitas para fritadeiras elétricas;
- Postando vídeos que ensinam a fazer sucos saudáveis com o liquidificador;
- Publicando blog posts ensinando a usar o aspirador de pó de forma correta;
- Entre muitas outras possibilidades.




